quinta-feira, 31 de março de 2011

Insatisfação do professor

Caros colegas de profissão, venho atravéz desta mostrar minha insatisfação com as atuais condições de trabalhos dadas a nós PROFESSORS. Simplismente não temos vóz, não temos corpo não podemos planejar, pois a escola tem que seguir metas, aprovar os alunos nos ENEMs, vestibulares para que possam depois colocar as fotos deles em audoores ou mandar relatórios para a secretaria de educação dizendo que minha escola esta bem, os alunos foram bem no enem. Fora isso temos uma carga horária muito desgraçada, desculpem-me colegas, mas é essa a expressão para dar conta do nosso tempo de trabalho, imaginem vocês que em um momento louco da nossa história a camera de vereadores de Salvador sugeriram a criação de uma lei que criaria o selibato para o professor. Pensem que loucura além de mau pago, trabalhando pra carario ficaria sem sexo, sem foda ai é foda meus amigos imaginem se essa lei pegasse o quanto teriamos de professores pedófilos, que já são muitos sem essa lei, mas o que me causa expanto é que ainda existe um bando de loucos que estudam quatro, cinco, seis ou mais anos pra seguir essa profissão, sinceramente não sei o que dizer para esse loucos, insanos que migrão para essa área acho que eles acreditam que podem fazer a diferença, fazer diferente é verdade que quando comecei também pensei que podia fazer diferente e fiz realmente, tinha umas loucuras minhas de cantar com os estudantes debater politica em sala dava certo era legal, mas o tempo foi passando e fui perdendo o gás, porém depois que alguns desses, jovens professores vieram estagiar na escola em que leciono tudo mudou comecei a escutar um tal de RAP, movimento hip hop descobri que os meninos gostam e tem um professor rasta que trabalha com rap ai resolvi me arriscar com esse tal de rap, foi escutar, foi estudar e depois levei pra sala, puta que pariu!... os muleques gostaram pra caralho, me sentir renovado e vou continuar... O trabalho é duro, dificíl, mau remunerado, disgastante, entretanto quando você consegue que um, somente um aluno morador de periferia  te olhe e diga porra professor essa aula parece que o senhor estava falando da minha vida, adorei a sua aula você nota que vale apena continuar, pois sei que a vida deste aluno vai se transformar e a ilusãode pensar que fiz parte dessa transformação me faz segguir em frente, continuar...    

sexta-feira, 25 de março de 2011

Interdisciplinar



De maneira muito louca
Cara eu gosto de ensinar.
Trabalhar os conteudos
De forma interdisciplinar

É dificil de fazer muito facíl
Pode ser, só depende de mim
Precisando de você, matématica
Tem letras, geografia calcúlo faz.

A loucura das ciencias que sempre
Te pedem mais, litératura sem história?,
Nego nem posso pensar, já imaginou a química
Sem com a fisíca falar.

E como faço esse troço?
Diacho de interdisciplinar!,
Dou um pulo na didática pra poder
Me inspirar.

Pense numa turma cheia 
De caras de outro lugar,
Edivaldo do meu lado
É de quimica olha lá...

E tem mina de história,
Gente de geográfia, tem de fisica
Que massa, e até filosofia, vixe mano
Que alégria, tô até me inspirando...

Vou criando o meu verso
Recheado de ciências
Parabenizando os manos,
Parabenizando as minas

Por sempre seguir em frente
Enfrentando os desafios
Corrigindo as injustiças
Desse imenso Brasil,

Um abraço professor
Siga em frente por favor
Dialogando com os colegas
De outras áreas meu senhor

Esse é o recado desse jovem
Professor...